Hoje, a Leila, que trabalha aqui em casa e vem lá de Nova Iguaçú, passou dificuldades no trem. Simplesmente não havia trens operando. Boatos pra cá, rumores pra lá e então descobri: o condutor de um dos trens saiu para uma averiguação e o trem não o esperou. Saiu andando. A locomotiva deve ter se sentido o máximo, poderosa e independente, seguindo seus próprios trilhos. Mas nós, homens, interpretamos como uma falha na tecnologia do sistema ferroviário que resultou no caso do trem desgovernado.
Essa é a questão. Cansei das reformas pra inglês ver. O dia-a-dia do trem, que não sai no London nem no NYtimes, não é tratado pelo governo. E não é só o trem que está desgovernado. São os ônibus, os hospitais, as escolas... total desgoverno maquiado pelo PAC, que de seu corpo de promessas só fez as unhas e continua emPACado. Nos conformamos, nada nos é impactante.
A rotina continua, são quase 17 horas, a Leila está aqui no Humaitá, e já já vai enfrentar o rush pra Nova Iguaçú. Lá para Morro Agudo, Comendador Soares. Conhece? Do Humaitá é fácinho chegar. Ônibus lotado, depois trem desgovernado na Central, ou metrô suvacado para a Pavuna depois mais um ônibus de sardinhas para terminar a viagem de quase duas horas. Mas a melhor das opções mesmo é pegar uma van ilegal ali em cima. Aí pega a tranquilidade do tráfego das 18 horas na Via Dutra. A Leila diz que é luxo, vai sentada. Acontece que agora, o chocante Choque de Ordem acabou com essa opção. As leilas, desassistidas pelas autoridades, optaram por esse modo de transporte, mas “não pode”. Cortaram a van e não melhoraram nada em troca. Vida que segue, o caminho tem que ser feito, então ela parte. Vai chegar em casa, comer, cuidar do filho e dormir, porque amanhã tem mais. E cuidado pra não se atrasar, pois o que não falta é patroa ignorante, amáveis como o crocodilo Dundee.
É moleza demais. Há, também, alguns detalhes - irrelevantes: o metrô está sem ar; o desodorante está caro; o ônibus não chega; se tiver van, a fila é imensa; e se chover tudo vira rio e o cabelo encolhe.
As leilas do Brasil sabem que esse trem está desgovernado. Os crocodilos, a turma da Mônica,o Ziraldo,a filha do Gabeira, o Netinho, a Preta Gil também sabem. Ao mesmo tempo, esses passageiros estão cientes de que, se não houver o apagão final em 2012, vai se dar um jeitinho de se acenderem as luzes antes da estação 2014 e de ligar o ar condicionado antes da 2016. Mas depois apaga tudo de novo. Para que gastar? São só brasileiros e a energia está cara.
Vida light, né?
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)